Intercâmbio

16/10/2017

Os erros de um intercâmbio

Tags:,

Uma coisa que você tem que prestar atenção é na quantidade de erros que podem comprometer seu intercâmbio. A lista é imensa. Mas tomando os cuidados necessários, eles não irão atrapalhar seus estudos e principalmente sua diversão.

A seguir listei 5 erros que podem arruinar (bem, não arruinar, mas atrapalhar bastante) o seu intercâmbio.

1. Dinheiro – Não pire o cabeção.
Vi muitos jovens com cabeça de adolescente, que ao pisar em terras estrangeiras, entram em parafuso com suas finanças. Alguns por influência e outros por não saber lidar com seu próprio dinheiro.
A dica que tenho é: tome o controle de suas finanças. E comece antes de embarcar. Tenha uma planilha de gastos, um aplicativo para gerenciar suas finanças ou até um sistema financeiro.
Você só saberá a importância disso quando olhar sua conta no banco e as contas pra pagar e perceber que tem algo errado. Ou o banco está gastando seu dinheiro, ou então, seu descontrole comeu seu dinheiro. Portanto, não deixe isso acontecer com seu intercâmbio. Prepare-se para pagar suas próprias contas.

2. Amigos – Ame-os ou Deixe-os.
“Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito.” Mas tome cuidado com amizades destrutivas. Elas existem e podem arruinar seu intercâmbio. Eu vi jovens com futuros promissores, com muita força de vontade e muita determinação no 1º dia de intercâmbio, mas no 45º, já devia muito dinheiro pois tinha gastado tudo em festas, drogas e pagode/samba de quarta.

3. Escola e Educação – Leve numa boa, mas dedique-se.
Bem, compre uma escola excelente e se dedique. Se a grana estiver curta, compre a escola boa e se dedique muito. Caso não tenha grana, compre a escola mais barata, mas se dedique como se cada dia fosse seu dia decisivo. Não levar a sério a escola, ou as matérias, podem te enviar para o Brasil, mais cedo que o esperado.

4. Viagens e Presentes – Presentes em dolar, comprados com dolar.
Não compre presentes com o dinheiro que você levou do Brasil. Quer comprar presentes, trabalhe e assim que receber, você pode comprar. Compre tudo com a grana que você ganhou no “estrangeiro”. Antes de comprar presentes para a família, junte a grana do BOND e da renovação do visto.

5. Saudades – A família sempre será seu porto seguro.
Meu porto seguro, sempre será a família, mas a saudade pode te atrapalhar um pouco. Reserve 1h por dia para falar com familiares pelas redes sociais ou pelos programas como facetime ou whatsApp. O restante das 23h você deve pensar na língua que você está estudando e não deixe a saudade tomar conta de você.

Se você já cometeu alguns desses erros ou sabe de outros erros que não citei, escreve nos comentários para ajudar outras pessoas. A diversão é o que nos move.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *