Intercâmbio, Lugares

15/07/2018

#PartiuAustralia – Imagine Education Southport

Fui pra Austrália para conhecer um lugar incrível, mas também para estudar, fazer amizades e ter uma experiência internacional na Imagine Education.

Neste post, falarei um pouco sobre a escola, as aulas, livros e se vale a pena.

A Imagine Education Southport é muito bonita, mas não difere muito das melhores escolas de inglês que existem no Brasil. Ela fica localizada na calma CBD (Central Business District) de Southport em Queensland. Não tem vista pro mar, mas existem muitos cafés e restaurantes ao redor. Depois de um bom café, uma caminhadinha e você ja estará na belíssima praia do centro de southport. Na verdade existem outras unidades desta escola em Brisbane e o Main Campus, mas não visitei-as, apenas passei em frente ou entrei de passagem. E através do site da escola, descobri que existe um campus em Ashmore também.

As minhas aulas eram das 13h00 às 17h. Sem atrasos e sem sair mais cedo. A sala possui até 25 alunos, uma lousa digital que realmente funciona, com material para ser usado nesta lousa. Os alunos sentam-se em grupos, onde os professores pedem que não fiquem pessoas da mesma nacionalidade na mesma bancada. Isso é um pouco impossível, pois brazucas e colombianos dominam esta escola. “Aprendí un poquito”. A sala devia ter uns 25 alunos, onde, 10 eram Brasileiros, 10 eram Colombianos e o restante era de Taiwan, Marrocos, India, China e Korea.

O Material é muito bom, porém, nada que não se encontre por aqui. Os livros usados foram os do Cutting Edge (Third Edition) da Pearson Education. O que achei bem estranho, foi ver na minha turma todos usando fotocópias do livro. Comprei até uma pasta para colocar as cópias (paguei 1 dólar). Ao meu ver, o material deveria ser algo mais estruturado, mesmo que fossem copias, que estivessem ao menos encadernadas. Mas isso não atrapalha o andamento do curso e eu só gostaria de ter esse “mimo”.

O que realmente fez diferença foi o método imersivo, pois, estando em um país de língua inglesa, você será obrigado a viver a língua, mas é possível voltar de lá sem aprender nada da língua. Conheci turcos e chilenos vivendo na Austrália a décadas e não falavam inglês ainda. Conversar com eles foi realmente uma atividade de empatia e perseverança de ambos os lados.

Os professores que me deram aula foram diferenciados. Aulas práticas com conversas e temas misturados com o conteúdo, fazendo os alunos se virar para se comunicar com a turma, e sem perceber, eu estava falando em inglês, para a turma toda, que eu queria ser motorista de caminhão de lixo quando era pequeno, além de outras histórias como Pindamonhangaba ser um pólo turístico só pra ouvir os gringos falando essa palavra. Subaru e Bonnie ficaram no coração.

Na sua primeira segunda-feira você faz uma prova cheia de pegadinhas e gramática. Sua nota na prova te dá a permissão de estar em uma turma. Fui colocado no “Pre-Intermediate”. Percebi que o normal é subir de nível a cada 2 meses, isto é, em um curso de 1 ano você poderá passar por Begginer, Pre-Intermediate, Intermediate, Pos-Intermediate, Pre-Advanced e Advanced. No advanced, a maioria dos alunos opta por IELTs ou Cursos profissionalizantes como Business (Quase um técnico em administração), Chef (Curso de Chefe de Cozinha industrial) e Carpintaria. Soube que existe ainda a turma de Conversation que deve ser somente conversação estruturada.

Resumindo? Faria novamente e iria para ficar pra sempre. O curso não ficará mais barato que qualquer curso no Brasil. O curso pode não ser melhor que alguns cursos que temos por aqui, porém, viver a vida em um país calmo e seguro, indo de bicicleta para a escola e ainda aprender inglês passando uns “perrengues” vale o dinheiro investido.

Você já sabe, se gostou, assinala nos comentários e compartilhe com aquela pessoa que está com medo de comprar esse curso fora do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.