Lugares, Viagens

14/04/2014

Paraguay – PY

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Resumo da Viagem:

Destino: Ciudad del Este, Paraguai – PY.
Hotel Escolhido: Hi Hostels em Foz do Iguaçu.
Perí­odo: Janeiro (5 Dias).
Vou descrever como foi a viagem, vou contar o que fiz nos dias e minhas impressões do lugar e algumas dicas.
Compras de Eletrônicos
A coisa mais importante quando estiver no Paraguai a procura de qualquer coisa é a preparação anterior. É necessário que você conheça aquilo que se está buscando. Visite lojas no Brasil, pegue o produto na mão, olhe cada detalhe na internet, através de HandsOn no youtube ou matérias falando sobre o produto. Isso vale para qualquer produto.
No meu caso, estava atrás de celulares Android, central multimídia e um xBox360. Os aparelhos de celulares escolhidos eram modelos HighEnd da época (Jan/2013), Samsung S3 GT-i9300 ou GT-i9305T e Xperia S LT26w. Como eram para uso pessoal, e sairíamos usando da loja, não nos preocupamos com a alfândega.
Xbox 360, este estava no limite do valor de US$300, então, negociei para que o mesmo não estivesse um preço final maior que o limite. Mas com o kinect, ele chegaria a 330 dólares. Logo estava ciente que pagaria o imposto sobre a diferença.

Atravessando a Ponte

Deixei o carro no estacionamento Route 66, bem próximo a ponte, mas não fica na avenida principal e sim em uma rua secundária. O endereço é Rua Oswaldo Cruz, 565 Foz do Iguaçu – PR.
Depois de deixar o carro bem guardado, vá em direção a ponte.
Caso você chegue no estacionamento antes das 6h, você pode solicitar uma van para te levar até o outro lado. O contraponto, é entrar em uma das lojas que pagam essas vans, pois elas te deixam exatamente na frente destas lojas. Ao meu ver, vale muito a pena, visto que o preço do estacionamento é por dia.

Comprando

Não vou me prender muito aos detalhes de como comprar, mas vou lhe dizer o que minha experiência me ensinou, na compra de um Console de Game, celulares, câmeras digitais, pendrives, jogos e central multimídia.

Ao comprar um vídeo game, compre a versão mais barata. Pois no meu caso, comprei um Xbox com kinect (Bundle). E isso me fez ser taxado. Sim, se eu tivesse comprado somente o console em uma caixa, o kinect em outra, e o HD em outra, não seria taxado. Vc consegue um bom desconto no Bundle, porém tome cuidado para não deixar esse desconto na receita federal.

Comprar celulares fora do país requer conhecer muito bem o aparelho que está se comprando. Eu planejei comprar GT-i9300 ou GT-i9300T para mim e um LT26W para minha esposa, são respectivamente o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia S. Saber como é o aparelho e como são suas funções é importantíssimo.

Ao comprar um galaxy, teste se o samsung apps está instalado e conecta, pois isso comprova que o aparelho é original. Em aparelhos sony, idem, verifique se possue algum aplicativo da Sony instalado. Verifique o EMEI do aparelho no sistema do android e acima de tudo, habilite seu chip para fazer roaming e teste no aparelho.

Para câmeras, mais uma vez, conheça bem o produto que está indo comprar, pois muitas vezes as lojas não possuem os mesmos modelos que são ofertados no Brasil e os vendedores dizem “Este modelo é melhor e mais novo”. Se vc não conhecer pode comprar gato por lebre.

Quando a Pendrives e outras unidades de armazenamento, vc não deve comprar de nenhum ambulante. Alias, não compre nada de ambulantes. Sempre entre em uma loja e compre o produto, de preferência em uma loja conhecida e grande. Para não ter surpresas entre nas lojas recomendadas pelo site http://www.comprasparaguai.com.br/.

A dica para Games, é observar o lacre e observar se é PALM ou NTSC. O padrão brasileiro é NTSC, então tome cuidado e divirta-se.

Já uma central multimídia universal ou específica é algo que muitos brasileiros sonham em ter em seus carros. Eu comprei uma da BOOSTER. Muitas pessoas dizem que eu dei sorte, mas acredito que o produto realmente está bem melhor que aqueles cd players vendidos no Brasil por contrabando. Existe uma loja especializada nesta marca bem próxima a Naveshop, na avenida principal. Impossível de não ver. Comprei 2 equipamentos ali e não tive problemas. Eles testam o produto na sua frente, e quando terminar e vc atravessar a ponte, vá até a COLISON, que fica na Av Paraná, 320 Centro – Foz do Iguaçu. Fale com Claudio, pois ele foi o único ali na região que não quis me tirar o figado para instalar a central.

Voltando para o Brasil.

Após terminar suas compras, o ideal é voltar de taxi. É mais seguro, rápido e com um risco menor de ser parado para averiguação e ficar horas lá esperando a receita verificar todos os seus pertences. Ao ir de taxi, vá até a Naveshop e naquele ponto de taxistas, procure por Limpio Benitez. É um senhor simpático que ainda conta algumas histórias enquanto te leva ao outro lado da ponte.

Não recomendo pegar Vans. Pela quantidade de pessoas, uma van pode parar e ficar mais de 2h em averiguação e mesmo que vc esteja certinho com suas obrigações com o fisco, se não quiser continuar a pé, vai ter que esperar bastante.

Conclusão e advertências

Recomendo fortemente que vc entre no Brasil, somente com produtos que são permitidos pela legislação e que estejam dentro da quota pessoal.

Mas recomendo também que você vá conhecer o Paraguai. Sua cultura, as pessoas, os Judeus que adoram negociar. Isso é o que vale na viagem. E de quebra, vc renova seus gadgets.

Num outro post falarei sobre outros produtos que se encontram por lá e também sobre as lojas confiáveis.

Para ver um mapa de Ciudad Del Este, clique aqui.

Celebrar a Vida é conhecê-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *