Lugares, Passeios

17/06/2014

Planejamento de viagens

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Já viajei pela CVC com tudo fretado por eles, avião, hotel, translado, passeios, tudo. Preços salgados e tranquilidade máxima e limitação máxima também. Já comprei um pacote da TAM Viagens, onde comprei apenas o voo e a hospedagem. Bem, paguei caro em coisas que poderia ter economizado e contratado serviços melhores. E já contratei tudo separado, avião, hotel, aluguel de carro. Qual será a melhor maneira? Hoje vou lhe dar uma introdução de como realizar a última maneira.

Uma viagem por conta própria pode ser muita boa se tomarmos muitos cuidados. Porém, isso deve ser decidido entre todos os que vão viajar. É possível viajar em grupo ou sozinho, mas alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Resumo

Inicialmente precisamos decidir quem irá e quando. Se for sozinho, só lhe resta decidir quando, mas se houverem outras pessoas que viajarão com vc é importante saber o período que todos podem viajar.

Datas

Sugiro que se comece com as datas. Digo isso pois eu tenho um emprego que me dá 1 mês de férias por ano. portando, fica um pouco difícil ter datas tão flexíveis, mas um pouco é possível.

As datas são importantes, pois para alguns lugares, existem recomendações de melhores períodos para viajar. Um exemplo é Cancún. Especialistas não recomendam ir para lá em Julho/Agosto, a não ser que você esteja procurando um furacão. (Nem sempre ele ocorre, mas a “tradição” é esta).

Lugar

Decidida as datas é hora de decidir o lugar. Eu costumo viajar usando Milhas da Smiles, então meus lugares estão limitados aos existentes na lista de cidades atendidas pela GOL.

Recomendo que você escolha uma categoria: Praia, Cidade Histórica, Ecoturismo, Parques (Aquáticos ou de Diversão) … talvez até uma boa combinação desses.

Pesquise incessantemente sobre o que outras pessoas fizeram por lá. Seja na praia ou no campo, sempre existem coisas que não se pode perder. Procure no Planejar com TripAdvisor ou no Usando o Foursquare em viagens, que são matérias de app para celular que ajudam você a decidir e planejar sua viagem.

Hospedagem

Decidido o lugar, vamos atrás de hospedagens.

Recomendo procurar por Hostels, ou os chamados hostels boutique, ou ainda Bed And Breakfast (cama e café), pensando em economizar. Mas se dinheiro não é um problema, pense em um lugar de fácil acesso.

Uma regra que uso com as hospedagens é procurar uma TV LED nas fotos do site do lugar. Parece besteira, mas pra mim isso parece um pouco de cuidado. Observe também quadros da parede se estão assinados por algum autor, isso me traz uma confiança que a pessoa esta procurando o melhor para lhe oferecer.

Passagens

Já tendo os anteriores, o ideal é comprar as passagens.

Comprei antecipadamente (6 meses), e achei muito bom. Percebi que nos dias que antecedem a viagem, as passagens ficam muito caras, mas no dia anterior o preço despenca. Pra quem não gosta de planejar muito, #fikadik.

Usar milhas e pontos do cartão de crédito são uma ótima opção. O Smiles possui uma boa opção de Milhas + Dinheiro que reduz sensivelmente o valor de cada trecho.

Para comprar passagens baratas vale pesquisar em alguns sites entre eles os que gosto muito: Mochileiros.comvoopter.com.br e melhoresdestinos.com.br.

Conclusão

Gosto de ter as coisas planejadas, tudo nos mínimos detalhes. Então preciso ter o mínimo de controle sobre tudo o que faço. Prefiro montar um planejamento, saber onde ir, o que fazer, o que ver e sempre com muita antecedência pra ir amadurecendo a ideia de cada coisa.

Se você gostou desta dica, compartilhe este post nas suas redes sociais. E se deseja saber mais como planejar uma viagem, pergunte aqui nos comentários e vou tentar responder da melhor maneira possível. Caso não queira perguntar aqui, envie para o nosso email: rodrigo@celebrandoavida.org

Se me achar no Mochileiros.com, me adiciona: rodrigoramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *