Lugares, Viagens

22/07/2014

Planejando uma viagem

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Quando a pessoa é controladora de carteirinha, eu sou, gosta de ter acesso a todas as informações necessárias para viajar. Voo, hotel, aluguel de carro. Tudo antecipado, para não perder tempo e viajar mais tranquilo.

Decidindo as datas

Quando se tem um período curto para viajar, o mais importante é saber a partir de quando você estará disponível. Assim, facilita na hora de escolher as passagens.

Verifique suas férias, juntamente com quem irá viajar com você, acerte a data mínima e a máxima e um período de permanência. Eu usei o Réveillon como base. Gostaríamos de viajar antes da virada e voltar 5 dias depois.

Mas Deus nos presenteou com uma surpresa maravilhosa. Se comprássemos as passagens para o dia 29/12 ela sairia 30% mais barata que para o dia 30 e 31. E se voltássemos na quarta feira seguinte o preço era igualmente mais baixo.

Esses detalhes são importantes para você economizar. Conversamos e escolhemos que verificaríamos dias antes e depois desse “range” de 7 dias que escolhemos.

Decidindo o destino

Já comentei em outros textos que utilizo os smiles para passagens. Como viajo em anos alternados, minhas milhas sempre são suficientes para minha esposa e eu viajarmos tranquilamente.

Para decidir o lugar para onde iríamos, decidimos inicialmente que esta viagem iria ser de avião. Em seguida começamos a pesquisar destinos dos sonhos. A maioria deles ficava com um valor alto demais, então resolvi pegar lista de cidades atendidas pela GOL e verificar os melhores preços para o período que eu desejava.

Então montei uma planilha contendo a cidade, a data de ida e data de volta. A ideia era pegar as mais baratas e descobrir o que poderíamos fazer nessa cidade. Vimos preços bastante interessantes, e exclui o mais caro, o mais barato e cidades que já havia visitado como Florianópolis e Porto Seguro. Do que restou tínhamos opção de Recife com um preço ótimo, Fortaleza com o Beach Park + outras atrações que gostaria de visitar e João Pessoa.

O que iria definir realmente seria o que poderíamos fazer em cada um desses lugares. Mas novamente fomos presenteados com uma promoção de Smiles para Recife com Milhas+Money e milhas reduzidas. Ficou perfeito. 

A dica é se preparar com algumas opções e em esperar alguma promoção das operadoras. Se inscreva no Smiles e no Multiplus. Receba as promoções e analise todas. Se inscreva no twitter das operadoras nacionais, sempre tem promoção. Se inscreva nas redes sociais da Melhores Destinos: https://twitter.com/passagensaereas pois eles postam promoções ótimas.

Decidindo o Hotel

Este caso foi um presente. Nunca havia me hospedado em um bed and breakfast. Mas pesquisei bastante e percebi que isso é comum na Europa. Resolvi arriscar e pela graça de Deus fomos surpreendidos como nunca antes.

Mas escolher o hotel é bem simples, mas siga as seguintes dicas: Procure algum lugar com boas recomendações. Procure no Foursquare, no Trip Advisor e no Reclame aqui. Caso não encontre nada, não recomendaria arriscar, mas a aventura está nesses detalhes. Muitas reclamações ruins apenas dizendo q não gostaram, não dever ser consideradas como parâmetro. Observe se a pessoa achou sujo, ou se tinha coisas estragadas.

Uma dica que digo a todos e sempre funcionou é: Procure uma TV LED nas fotos do lugar. Se não houver, existe grande possibilidade de ser um lugar pouco cuidado. Não precisa ter LED em todos os quartos, mas tem q ter 1 nas fotos. Todas as vezes que ignorei esse fato caí em furada.

Como eu fiz?

As datas foram limitadas as minhas férias, por exemplo de 26/12 a 20/01. Esse era meu limite.

Fiz uma planilha compartilhada com quem iria viajar e optamos por Recife, principalmente pela promoção que recebemos. Foi uma decisão de momento. Pagamos cerca de R$250 por pessoa por trecho + 2 mil pontos Smiles.

O Bed and Breakfast foi um presente. Encontramos na internet, pesquisando hospedagens em Recife. Procuramos até por Campings. Mas o preço do B&B é muito melhor. Pagamos cerca de R$70 reais por dia.

Bom, é isso aí

Falei muito e expliquei quase tudo, ou não. Mas uma viagem bem planejada, deixa os momentos mais tranquilos. Pense sempre em algumas coisas que podem dar errado e anote uma saída. Essa planilha compartilhada pode ter informações que serão de grande ajuda se algo de errado acontecer em uma viagem que você mesmo planejou. E aquele dinheiro reserva, é sempre bom.

Se você gostou e lhe foi útil o post, compartilhe nas suas redes sociais. E se deseja saber sobre como planejar viagens de avião que não mencionei, pergunte aqui nos comentários e lhe responderemos. Caso não queira perguntar aqui, envie para o nosso email: rodrigo@celebrandoavida.org

Segurança e confiabilidade, imposível acertar sempre, mas Deus irá te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *