Lugares, Viagens

26/06/2014

Trip Foz, Paraguai, Argentina e Floripa

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Resumo

Destino: Florianópolis passando por Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina
Objetivo: Viagem de carro
Período: Dezembro e Janeiro

Uma boa viagem começa meses antes do dia 01. Planejar uma viagem de carro já é um desafio, mas quando chegamos ao final da viagem e percebemos que as experiências que tivemos foram impressionantes, levantamos as mãos e podemos comemorar.

Planejando

Planejar uma viagem de carro requer alguns cuidados básicos. No meu caso, me precavi com uma revisão do meu veículo, preparei as rotas principais e ao menos 1 alternativa e atualizei equipamentos.

Ao planejar uma revisão de veículo será necessário ir até uma mecânica de confiança. Peça para verificar o óleo, os freios, pneus (inclusive o estepe), luzes  – farol e lanterna, correia dentada, paletas dos limpadores de para-brisa e não esqueça dos líquidos de arrefecimento. Além do mecânico, resolvi comprar 2 lâmpadas reservas de cada tipo que meu carro precisa. Lavei o carro com cera, pois um vidro bem polido a visibilidade será maior.

As rotas principais e alternativas foram definidas na internet, usando o maps.google.com. Usei também o mochileiros.com para definir por onde devemos passar. A dica é usar o drive.google.com para anotar tudo o que for necessário, como fiz nesse arquivo aqui: Viagem a Foz/Floripa.

Atualizar equipamentos como GPS, radares, celulares e principalmente guias e mapas atuais é importante para que caso alguma coisa aconteça de errado, você esteja precavido com uma solução de contorno. Nunca será possível mitigar todos os riscos, porém os mais aparentes é necessário.

Um planejamento pode ser feito com 1 ano de antecedência, ou até mais. E esse planejamento tem que ser atualizado até o dia da viagem. Não pense que após comprar um guia de viagem, seu trabalho acabou. Cada viagem é uma viagem, cada lugar é um lugar. E esse dinamismo é o que torna cada viagem uma aventura.

Dia de fazer as malas

O que levar para uma viagem que não se sabe quanto tempo vai durar e por onde irá passar? Bem, pegue o básico e seja feliz.
Optei para ter na mala apenas roupas de calor e uma única blusa de frio. Pois estávamos indo para o sul. Não usei-a, mas estava lá como garantia.
Minha esposa escolheu levar uma quantidade de cada tipo. Um kit de roupas para frio, outro kit para calor, outro para praia, e assim por diante. Apesar de uma mala grande, ela não estava tão pesado.

Comidas e petiscos

Peguei uma caixa de isopor e gelos reutilizáveis. Forrei a caixa com os gelos reutilizáveis preenchi a caixa com água, sucos, energéticos e lanches de pão de forma.
Dentro do carro, levamos batatas fritas e algumas bolachas.
Isso tudo para não ficar parando apenas pra comer, pois a ideia é parar para ver lugares bonitos comendo batatinha.

O carro

Para esta viagem, usamos um Fiat Idea 2007. O veículo é muito bom. Porta-malas razoável e bancos traseiros rebatíveis.

Semanas antes da viagem, foi feita uma revisão do veículo e todas as manutenções necessárias. Isso é muito importante para que não aconteça problemas na viagem. Mantenha os pneus em dia e todos os itens que é possível prever como: arrefecimento, oleo e fluido de freio. Não se esqueça de fazer revisão nos freios.

Partindo

Partimos de Jacareí, no interior de SP ás 9h. Estávamos bem descansados, o que é bastante importante, e simplesmente partimos.

Saímos em direção a São Paulo usando a rodovia Carvalho Pinto. O sol castiga bastante o motorista, mas a alegria de viajar é muito superior a qualquer problema que vier a acontecer.

A viagem de carro regada a muita conversa e muita alegria, até chegar no centro de SP. Pois aí, meu gps me ajuda bastante. Passamos pelo centro de SP enfrentando muito transito na Marginal e em seguida fomos para a estrada que nos levará para o sul do País.

Rota

Usamos o google Maps para criar a rota. Veja:

Uma rota para FlorianópolisMas é apenas para planejamento e garantir que estamos no caminho.

Foz do Iguaçu

A primeira parada da trip é Foz do Iguaçu, que é uma cidade muito simples, mas me pareceu ser um ótimo lugar pra se morar.

Não é uma cidade lotada, não tive a oportunidade de viver o dia-a-dia de Foz, mas tudo o que vivi próximo ao fim do ano foram boas experiências. O centro da cidade, o shopping center e suas grandes avenidas.

O centro de Foz do Iguaçu é muito bonito. Não parece com um centro urbano de uma mega cidade de SP. É limpo, possui lojas bem arrumadas e com várias atendentes. Você não espera para ser atendido, mesmo nas menores lojas. (essa foi minha experiência durante a semana após o natal, pode ser que em dias normais, isso seja diferente).

O Cataratas JL Shopping é um shopping não muito grande, mas serve otimamente bem as necessidades de um bom shopping. Possui cinema para algum dia que estiver chovendo muito ou que você não queira ficar em algum lugar aberto. Muito boa a praça de alimentação com lanches e todos os grandes Fast Foods.

As vias de Foz, parece que atende bem ao fluxo de carros da cidade. Poucas vezes fiquei em algum tipo de engarrafamento. Ruas e avenidas arborizadas e limpas, com muitas vagas de estacionamento e um sistema de “Zona Azul” que nunca tinha visto antes, parece até aqueles sistemas americanos que passam nos filmes.

Em foz, fiquei hospedado no Paudimar Campestre. Escrevi sobre nesse post: Hi Hostel Paudimar Campestre

Paraguai

Bem, conheço apenas uma cidade deste país e já percebo que conheço pouco. Conheci pessoas maravilhosas e outras nem tanto, porém, com uma cultura ímpar.

Conheci apenas Ciudad Del Este que você pode ver aqui: Paraguay – PY e Cosméticos em Ciudad Del Este – Paraguai.

Voltarei em breve, mas agora para visitar outras coisas dessa cidade e muitas outras cidades!

Cataratas Argentinas e Duty Free

O Parque Nacional do Iguaçu tem as quedas mais belas que já vi. E possuem uma estrutura muito boa para receber turistas. Você pode ver aqui: Cataratas Argentinas – Iguazu Falls.

Duty Free puerto iguazu

O Duty Free Puerto Iguazu é um shopping relativamente pequeno e possui poucas lojas. Mas os preços praticados são bem abaixo dos praticados no Brasil. Veja mais aqui: Duty Free Shop Puerto Iguazu.

Argentina está nos planos das próximas viagens. Vem com agente.

Destino Foz-Floripa

Viajar de carro é ótimo, mas chega uma hora que o sono pode se tornar um terrível vilão. Antes que isso aconteça, é necessário que você  D U R M A. Para encontrar um local pra dormir em uma estrada, somente usando alguma ferramenta como mostro nesse post: Usando o Foursquare em viagens.

Mas em algumas viagens, Deus lhe proporciona um oásis no meio de uma estrada entorpecida pelo sono. Foi exatamente o que pensei quando encontrei o Monte Líbano. A essa altura, não estava mais pronto pra produzir conteúdo, mas foi o melhor sono que já tive. Ficamos até o horário máximo do “checkout” e recomendo o lugar fortemente, pois tem um quarto simples e eficiente e um café da manhã extremamente maravilhoso (existe isso?)

Hotel Monte LíbanoBem, cheguei ao hotel ás 1h aproximadamente. Quando trafegava por uma estradinha feia e sem atrativos, eu encontrei o hotel. Parei sem medo, pois o local te chama a dormir por ali.

Escolhemos o quarto sem Ar-Condicionado e não nos arrependemos, pois estava relativamente frio naquele momento. A suíte tinha uma cama grande com cobertores muito bons, local para guardar roupas e um ótimo banheiro com uma ducha maravilhosa.

O café da manhã praticamente me fez ganhar o dia. Mesmo levantando um tanto tarde, comi tanto que não precisei almoçar e depois do hotel dirigi direto até Foz do Iguaçu. Tinha 5 tipos de sucos, todos os tipos de bolos possíveis, todos os tipos de pães e ainda geleias, manteigas e leites.

Mesa de café da manhã do Monte LíbanoNão sei se é sazonal, mas esta estadia neste hotel me fez o recomendar para todos que passam nas redondezas de Iratí.

Florianópolis

Não vou falar de Florianópolis aqui, pois fico extremamente emotivo quando penso nesta cidade! Veja aqui: Praias Florianópolis – SC, Um guia? nem perto disso.

Zuação, mas gosto tanto dessa cidade que só de pensar em viajar pra lá, já me deixa inspirado.

Conclusão

Viajar de carro, é muito gostoso. Ao menos, com as companhias que você viaja, cada viagem se torna única. Cada pessoa que conhecemos, cada experiência que tivemos, cada libertação que aconteceu, nos faz olhar pra vida de uma maneira diferente.

Se você gostou e lhe foi útil o post, compartilhe nas suas redes sociais. E se deseja saber sobre viajar de carro, ou sobre a viagem que não mencionei, pergunte aqui nos comentários e lhe responderemos. Caso não queira perguntar aqui, envie para o nosso email: rodrigo@celebrandoavida.org

Muito me apraz viajar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *