SPH

21/07/2014

SPH – Aos futuros pais

Tags:, ,

Este é um texto aos futuros pais. Independente da forma que lhe foi informado que você será pai, ao menos para mim, a primeira sensação que tive foi a de impossibilidade. Parece que não importa o tempo, mas não se pode fazer muita coisa. Após isso, veio a sensação de medo. Já imaginou uma vida dependente de você?

Assistindo vários vídeos na internet sobre nascimento de bebês, percebe-se que nada na vida te preparou pra essa cena. Imagina segurar uma vida que seguirá a sua linhagem. Não há como descrever esta emoção, mas ela é aparente na cara de cada pai que segura seu filho recém nascido.

 

Muitos caminhos são descritos em livros de auto ajuda. Cheios de macetes e regras. Mas só saberemos se trilhamos um caminho realmente bom, depois de ter passado por ele. Ler estes livros apenas aumentam minha ansiedade. Agora não posso fazer nada, mas quando nascer, terei que ensiná-lo no caminho certo, na direção certa. Mas como corrigir a direção?

A educação familiar é o que mais considero importante. Meus pais sempre me ensinaram a respeitar os mais velhos. Apesar de ter sido um adolescente muito rebelde, os preceitos aprendidos na infância perduram para sempre. Então sempre pensei em passar essa educação a meus futuros filhos. Conversar, sair, passear. Tudo na presença da criança. Com a criança. Discutir as regras da casa para melhorar o convívio, na presença da criança para que ela aprenda a conversar, dialogar, colocar idéias e se expressar, gostando da decisão tomada ou não.

Muito se pode fazer para se preparar para um filho. Ler livros, aprender a fazer primeiros socorros, começar trabalhos manuais. Mas nada vai te preparar para a vida que começa e que vai te acompanhar para sempre.

Certa vez, ouvi uma tradução de um diálogo de um filme que era +/- assim:

Como é ter um filho? Ter um filho é como tatuar o rosto.

Pensando muito tempo nesse diálogo, imagino que ter um filho te marcará para sempre.

Se você gostou e lhe foi útil o post, clique no “G+1”, “Tweetar” e “Gosto”. Se você tem alguma dica de como é ter um filho, escreva aqui nos comentários e será de grande ajuda. Caso não queira escrever aqui, envie para o nosso email: rodrigo@celebrandoavida.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *